segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bolo Rainha

Hoje começa o Inverno e começam as minhas férias, agora só torno a trabalhar para o ano.
É engraçado despedir-me das pessoas e dizer "Até para o Ano!"

Quem costuma fazer o bolo rei/rainha para o Natal sou eu. Gostamos mais deles caseiros. E o nome é assim, porque eu só costumo por frutas cristalizadas por cima, para o aspecto e porque a minha mãe gosta, mas é a únicas, por isso, por dentro é só frutos secos.

Hoje, como disse, estou de férias e queria testar a receita, já não a faço há um ano, e não quero ter surpresas no dia 24 de Dezembro, quero que corra tudo bem.
A receita é da revista da Bimby "Momentos de partilha" n.º 05.

Ingredientes:
| 70 g de açúcar
| Casca de 1 laranja e de 1 limão (só a parte amarela)
| 120 g de leite
| 70 g de margarina
| 3 gemas
| 1 saqueta de fermento de padeiro
ou 40 g de fermento fresco
| 20 g de sumo de laranja
| 30 g de vinho do Porto
| 420 g de farinha com fermento (previamente pesada)
| 1 pitada de sal
| 300 g de frutos secos (miolo de noz, pinhões, amêndoa, avelã, passas)
| 1 gema de ovo p/ pincelar

Com o copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 15 seg., vel.9.
Junte as cascas dos citrinos através do bocal da tampa e rale 5 seg., vel.5.
Adicione o leite, a manteiga e programe 30 seg., temp. 37º, vel.2.
A seguir programe 30 seg., vel.9.
Coloque a Bimby em funcionamento na vel. 3, junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho do Porto e misture por alguns segundos.
Ainda em funcionamento deite a farinha a pouco e pouco, através do bucal e só no final a pitada de sal, aumente a velocidade para a vel. 9, durante 30 seg.
Programe 3 min., vel. espiga, verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, para a Bimby e polvilhe as paredes com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até levantar o copo de medida.
Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15 seg., vel.9.
Programe 1 min., vel. espiga. Nos 10 seg. finais coloque pelo bocal da tampa 200g dos frutos secos.
Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola, polvilhe com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro untado, pincele com a gema de ovo, decore com os frutos secos restantes. Decore com montinhos de açúcar humidificado.
Deixe que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 min.

Sugestão: Ao retirar o bolo e ainda quente pincele com mel para dar brilho.

E voilá!!!



À saída do forno.



Já no prato de servir.



E pronto a comer.

2 comentários:

Sónia Vaz Branco disse...

e a minha fatia, tem muito bom aspecto
beijos

Iolanda disse...

NHAM NHAM NHAM!! É o que te digo, Piolha, isto está muito mais vazio sem ti, habituaste-me mal! Fazes-me mesmo muita falta!