segunda-feira, 21 de junho de 2010

As Abelhas - Parte 1

Este fim-de-semana tivemos mais uma aventura. Uma aventura que ainda não acabou.

Ontem à tarde, estava-me a preparar para ir à piscina (aquilo mais parece uma banheira gigante) e notei que havia muitas abelhas num dos cantos do terraço.
Fui investigar, e o raio das abelhas, em vez de diminuírem parecia que estavam a aumentar. Parecia que vinham debaixo de um saco que temos a tapar a máquina de pressão.

Com muito cuidado, com um pau de vassoura levantei a ponta do saco, e assustei-me com o que vi.
Corri para dentro de casa, o meu marido fechou a janela e lá lhe contei o que vi.

Vi abelhas, muitas abelhas, e vi no chão um pó amarelo.

Concluímos que as queridas abelhas tinham decidido fazer daquele canto a sua casa.

Telefonámos para os Bombeiros e eles prontamente mandaram dois Bombeiros investigar a situação. Porque nós como somos meninos da cidade, não sabíamos o que fazer, não sabíamos se eram abelhas, se vespas, se eram abelhas de mel ou não.
Os Bombeiros chegaram passado 10 minutos da nossa chamada e confirmaram, abelhas de mel.
Telefonaram para um apicultor da zona a saber se ele podia ajudar. E não é que podia!

Passado 20 minutos o Sr. Apicultor telefona a informar que dali a uns 30 minutos estava lá para nos ajudar.

Maravilhoso!

O Sr. Manuel João lá apareceu e informou-nos que se fosse um enxame grande ele não o podia levar logo no próprio dia, porque era perigoso, e ficámos também a saber que ele produzia o mel “Arrábida Mel”, que é nada mais, nada menos, que o mel que se vende no Pingo Doce, o que é marca do Pingo Doce.

O Sr. lá se equipou, nós fechamos tudo, avisámos os vizinhos e ele lá foi.

Assim que ele levantou o saco, elas apareceram, eram bastantes, o meu marido diz que eram milhares, mas ele é um bocadinho exagerado, eram umas dezenas.

O Sr. lá encontrou a abelha-rainha, não sei muito bem como, porque elas eram muitas, mas ele lá sabe o que faz, e colocou a “mestra” dentro de um quadro (são umas coisas dentro da caixa, que parecem umas prateleiras), e colocou o quadro dentro da caixa. E as amigas dela foram lá para dentro com a Rainha.

Mas ainda não foram todas, umas dormiram cá fora, em cima dum chuveiro, pode ser que durante o dia se lembrem de ir todas para dentro da caixa.

Hoje à noite, temos a 2ª etapa, o Sr. vai lá buscar a caixa, atravessa a minha casa com aquela caixa, eu vou morrer de medo enquanto ele estiver a fazer isto, e vai levá-las para o terreno dele para tratar delas.

Aqui vê-se a caixa com as minhas novas inquilinas.



A vista geral, dá para ver em cima do chuveiro umas quantas.

Estou viva, ainda nervosa, mas viva.

1 comentário:

Sónia Vaz Branco disse...

Grande aventura
Gosto da tua nova imagem do blog