terça-feira, 8 de setembro de 2009

Home Sweet Home

Eu morei durante 27 anos na margem Norte de Lisboa, 25 anos na periferia e 2 anos no centro.
Enquanto estive na periferia não desgostei de lá viver, era uma zona calma, onde se podia andar na rua à vontade, o único senão era a confusão que eu tinha de passar todos os dias para ir para a escola (as minhas escolas sempre foram em Lisboa).
Quando vim morar para o centro, pensei que fosse adorar, ia demorar 20/30 minutos a chegar ao trabalho, em contrapartida descobri que estava mais longe dos hipermercados, há poucos hipermercados no centro. Conclusão, passava quase o mesmo tempo no trânsito para o trabalho e compras, tudo junto.
E não conseguia dormir descansada de noite, o barulho nunca para, diminui, mas não para.

Como a casa onde viviamos era um T2 e nós queriamos ter filhos, juntamos o útil ao agradável e fomos à procura de casa. Depressa chegamos à conclusão, que o preço dum T3 (usado) em Lisboa é superior ao preço duma vivenda T4 na periferia. Mas tinhamos de decidir para onde ir, pesando não só o preço da casa, como o preço do transporte até ao trabalho, de carro ou de transportes públicos, as escolas na zona e o tempo que levariamos para chegar ao trabalho, compras e escolas.
E havia mais uma coisa, eu como ando quase sempre de transportes públicos, tinha de ter transporte ferroviário, metro, comboio ou eléctrico.

Foi quando descobrimos a margem Sul, mais precisamente o Concelho de Palmela. Vimos uma vivenda que amamos, fizemos as contas e com o empréstimo, gasolina de dois carros e portagens ficava ao mesmo preço do T3 em Lisboa. E fomos, e lá estamos. Foi amor à primeira vista.

Demoro 30 minutos a chegar a casa, o suficiente para desanuviar a cabeça do trabalho e dormir uma sesta e vejo esta vista todos os dias:

Digam lá que não vale a pena os 30 minutos.

Sem comentários: