segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pizza em 15 minutos do Jamie Oliver

Ontem estava eu a brincar com o D. e estava a dar na Sic Mulher um programa do Jamie Oliver, este programa eu nunca tinha visto e adorei, é o "Jamie's 30-minute meals".
Fiquei logo de olho na tv, mas sem poder dar toda a atenção porque o D. é mais importante. Mas as receitas que o Jamie fez são tão simples que eu até consegui decorar uma (coisa rara, nunca antes vista! Eu não decoro receitas!), mas esta decorei. A receita da pizza em 15 minutos!
Atenção que a receita que eu fiz não foi exaxtamente igual à do Jamie Oliver, por isso, vou colocar a minha.

Ingredientes:

Massa:
| 1 chávena de farinha com fermento (cerca de 275g)
| 1/2 chávena de água tépida
| azeite
| sal

Recheio:
| 3 tomates pequenos
| 1 dente de alho
| sal
| azeite
| óregãos
| manjerião (só tinha seco)
| vinagre balsâmico
| queijo mozarela
| chourição
| queijo ralado

Ligar o forno no máximo. Colocar uma frigideira de 30 cm anti-aderente ao lume.
Na bimby coloquei os ingredientes da massa e programei 1 min., vel. espiga. No final deste tempo era suposto a massa descolar das paredes do copo, como isto não aconteceu eu fiz como o Jamie explicou coloquei farinha, enquanto a bimby amassava a massa, até a massa descolar das paredes.

Na bancada coloquei pelicula filme, polvilhei com farinha e coloquei a massa. Formei uma bola, depois fui estendendo a massa, primeiro com as mãos, depois com o rolo da massa. Até ela ficar com um diâmetro ligeiramente superior ao da frigideira. Dobrei a massa em quatro, coloquei dentro da frigideira que por esta altura já estava quente, e desdobrei a massa de modo a que esta subisse um bocadinho nas paredes da frigideira. Deixei lá a massa com o lume brando.
Fui tratar do recheio.

Como tinha ficado com a bimby ainda com restos de massa decidi usar a varinha mágica para o recheio.
No recipiente da varinha, coloquei o tomate partido aos bocados, o alho, um fio de azeite, um fiozinho de vinagre (porque eu detesto vinagre), o sal, os óregãos e o manjericão. Triturei tudo muito bem.
Deitei este líquido sobre a massa, que ainda está ao lume, espalhei com uma colher-de-pau o recheio, depois por cima espalhei o queijo mozarela, o chourição e reguei com um fio de azeite. No fim polvilhei com queijo ralado.
Nesta altura era suposto colocar a frigideira directamente dentro do forno, mas a minha frigideira tem cabo de plástico e eu fiquei com medo que derretesse, por isso, como tenho uma base para pizzas, passei a pizza para a referida base e foi ao forno durante cerca de 5 minutos.

E voilá! Pronta a comer.


E já no pratinho. Adoramos, muito simples de fazer, super prática, e rápida. E tudo com ingredientes do dia-a-dia!




Nota: Inicialmente a quantidade de farinha que indiquei estava incorrecta. A que aparece agora já é a corrigida. Peço desculpa pelo lapso.

Sem comentários: