quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Doce de Tomate

Como estamos na época do tomate, e os meus pais foram "à terra", à famosa "terra" que uma boa parte dos Lisboetas tem, seja ela onde for, enfim, os meus pais foram lá e trouxeram tomate com fartura.
Eu como não gosto deixar nada estragar ontem decidi fazer doce de tomate.
Ainda não tenho as fotos, depois coloco.

| 800 g de tomate maduro
| 600 g de açúcar
| 1 pau de canela

Comecei por fazer o doce na bimby, mas tive de mudar para um tacho porque estava a sair tudo por fora. A receita do livro da bimby dizia para se colocar 1 limão, e 800g de açúcar em vez das 600g, eu achei que era açúcar a mais.
Fiz assim.
Retire as peles do tomate (quem quiser tira também as grainhas, eu acho que dá muito trabalho), se escaldarmos o tomate é mais fácil retirar as peles.
Coloque o tomate partido aos bocados juntamente com o açúcar no copo da bimby e triture tudo 10 seg. vel. 5. Depois programe 20 min., temp. 100, vel. 2. Quando este tempo acabar programe mais 20 min., temp. varoma, vel. 2.
Agora começam as aventuras, quando estava a meio do primeiros 20 minutos, começou a sair por fora, o tomate devia ter muito sumo. Para não ficar metade do doce na bancada e a outra metade na bimby, decidi passar tudo para um tacho e acabei de cozinhar o doce no tacho, mas tive destar quase 20 minutos a mexer o doce, é o incoveniente do tacho.
Mas ficou óptimo, passei o doce para frasco esterilizados e fechei-os ainda quentes. Hoje de manhã já comi pãozinho com o doce e está óptimo, eu nunca tinha provado doce de tomate, não sei se ficou "como manda a lei", mas para o meu paladar ficou óptimo. O maridão concorda.

1 comentário:

Sónia Vaz Branco disse...

Já fizeste, e onde está um bocadinho para a malta provar com pãozinho?